quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Porto de Rio Grande

Na viagem, fomos ao Porto de Rio Grande, onde fizemos parte do Projeto Escola, aonde nos ensinam sobre o porto em geral. Aprendemos sobre o Porto Velho, o Porto Novo e o Superporto:

Porto Velho - O Porto Velho é a primeira estrutura desse porto. Foi fundado em 1869, inaugurado em 11 de outubro de 1872. Composta de cinco armazéns e 640 metros de cais, é hoje utilizada para atividades de turismo e lazer e para atracação de barcos pesqueiros e frota de apoio e pesquisa (embarcações da Suprg, Furg e Marinha). Parte dos armazéns abriga a cada dois anos a tradicional Festa do Mar. Além disso, nos armazém do Porto Velho estão localizados o Acervo Histórico do Porto, o Museu Náutico e a unidade do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Porto Novo - Estrutura de 16 armazéns, com 1.950 metros de cais, mais o prédio da administração, entre outras estruturas, tudo sob administração da Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg), autarquia estadual ligada à Secretaria Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul (Seinfra). Atua como cais comercial, tendo 25 empresas como operadoras portuárias, movimentando carga geral, fertilizantes, contêineres, congelados, madeira, celulose, veículos, entre outras cargas. A estrutura possui cinco zonas de atracação: granéis líquidos, fertilizantes, cargas geral, contêineres e veículos.

Superporto -Área desde a ponte dos Franceses até o início dos Molhes da Barra, inclui oito terminais de administração privada – Tecon, Termasa, Tergrasa, Bianchini, Bunge Alimentos, Petrobras, Brasken e Yara Brasil. São terminais especializados nas cargas que operam respectivamente contêineres, granéis agrícolas, petrolíferas, petroquímicas e fertilizantes. Além disso, abriga o Dique Seco, local destinado a construção de plataformas de prospecção de petróleo.

Área de expansão - Área localizada na vizinha cidade de São José do Norte, nas margens da Laguna dos Patos, e que está incluída na área do Porto Organizado do Rio Grande. O local destina-se a instalação de novos terminais portuários.

Navio-plataforma para exploração de petróleo em construção no estaleiro em Rio Grande.

Cata-ventos de usina eólica armazenados no cais do Porto de Rio Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário